quinta-feira, 30 de junho de 2011

Texto de Newton Moreno dirigido e coordenado por Alice Stefânia

comentários sobre a Leitura Dramatica que fizemos no anfiteatro 09 na UnB. pra quem quiser conferir o blog do projeto é beem legal!!!

http://www.quartasdramaticas.blogspot.com/ 

 

domingo, 10 de abril de 2011



            Na última quarta-feira, dia 08 de abril, ocorreu no Anfiteatro 09 da Universidade de Brasília a leitura dramática de Agreste (Malva-Rosa), de Newton Moreno. Dirigida pela professora Alice Stefânia e apresentada pelo elenco formado por alunos do curso de Artes Cênicas da  UnB, a leitura arrancou olhares, suspiros e também risadas da plateia.
            Com os rostos e os cabelos cobertos por uma areia de pigmento acinzentado e vestidos com roupas de algodão cru, os atores sentaram-se num semicírculo formado de caixotes e, por meio da considerável estratégia de dividir pequenos trechos da narração entre si, deram uma dinamicidade genial ao texto de Moreno. A leitura era acompanhada pela expressão corporal e até mesmo por diversos movimentos empregados em momentos oportunos. Um mesmo personagem era interpretado por diferentes atores, músicas eram entoadas por suas vozes entre algumas cenas e não se pode esquecer o violino responsável por um lírico efeito sonoro.Todos esses recursos meticulosamente trabalhados e formidavelmente inter-relacionados foram componentes da bem sucedida fórmula para mais uma marcante apresentação das Quartas Dramáticas.
            O preparo do elenco surpreendeu ainda mais a plateia quando os atores se dispuseram a realizar a leitura dramática mais uma vez na mesma noite para atender ao público de uma escola de Sobradinho, que chegou às 20h. O elenco, generosamente, resolveu repetir a leitura e a saída de um dos integrantes do grupo não impediu que o elenco se reorganizasse rapidamente e reapresentasse a leitura com algumas mudanças que comprovaram a habilidade da equipe. Sem os movimentos no centro do palco que compunham parte da apresentação anterior, a nova intesificou a força poética do texto  e contou com um bonito desfecho feito pelo violino que emocionou os espectadores.
            Depois do caloroso aplauso, a professora Alice Stefânia agradeceu a todos e explicou que fazer uma leitura dramática depois de ter a apresentação teatral montada é muito mais difícil, mas que a experiência foi muito interessante. Além de prometer voltar com novos trabalhos nas Quartas Dramáticas, agradecer o professor André Luís Gomes, responsável pelo projeto, e apresentar seus alunos, a professora convidou a todos para assistirem o espetáculo integral Malva-Rosa que será apresentado nos dias 09, 10 e 11 de Abril no Teatro Helena Barcellos do Complexo das Artes (UnB) explicando que, na leitura dramática, o texto de Newton Moreno foi apresentado na íntegra, mas muitas características originais do espetáculo por eles montado precisaram ser suprimidas. Diante disso, não há saída a não ser conferir a certamente fantástica montagem de Malva-Rosa anteriormente apresentada no Cometa Cenas e agora, mais uma vez, em cartaz. 
Kézia Abiorana Frutoso 

Nenhum comentário:

Postar um comentário